terça-feira, 15 de julho de 2014

Música - dia 27

Das artes em geral, a música deve ter sido a primeira a ser manifestada pelo homem. E me perdoem os pintores, escultores, artesãos, que irão falar sobre as pinturas rupestres dos homens das cavernas, ou as cerâmicas encontradas em sítios arqueológicos, pois quando o primeiro humanídeo descobriu sua voz, e descobriu o ritmo, e usou para atrair as fêmeas ou atrair boas caças, ali se formou a primeira música humana...Mas não a primeira música da natureza!

E a natureza já demonstra que a música foi a manifestação maior ...Pássaros cantam ao nascer do Sol, o vento toca seus acordes ao soprar as folhas das árvores, o oceano ecoa o som das ondas...A natureza cantarola todos os dias, desde o menor dos grãos de trigo balançando ao sabor da brisa, até mesmo uma estrela em seus momentos finais, emitem ondas que, captadas pelos instrumentos certos - seja nossos ouvidos, como no caso do trigo, seja um radiotelescópio, como no caso da estrela - se transformam em uma harmonia de sons que despertam em cada um sentimentos diferenciados, únicos.

E não importa falarem "isto é apenas barulho", "isto é apenas ruido"...isto é música, para quem sabe apreciar, sentir, deixar levar. A música sempre teve esta capacidade de estar em tudo e em todos, e não ser preciso saber fazer para saber apreciar. Usada e abusada desde cerimônias ritualísticas em que a voz deveria servir para agradar e nos ligar aos Deuses, passando pelas técnicas de cura, onde o som acalmaria e relaxaria, a até mesmo nas festas tribais, onde os instintos estariam aflorados em busca do outro, do contato...A música foi, é e sempre será a companheira ideal da jornada

E mesmo o silêncio tem em si sua música, afinal, já falava Pitágoras sobre a "Musica das esferas", aquela que místicos só podiam ouvir em determinado estado meditativo, que requereria também um certo silêncio. Através do silêncio, ouvimos o nome do Incriado, pois é através do silêncio que este nome se propaga. E qualquer tentativa de manifestar este de forma pronunciável é falha, pois somente no silêncio encontram-se as notas certas, os acordes certos, o som certo...Qualquer outra tentativa é apenas uma representação mínima da Grandeza de tão maravilhoso som.

A música é a maior manifestação de todas, tanto que até nos mitos cristãos, uma das referências para a Divindade é "O Verbo"...e "o Verbo" nada mais é do que um som...uma palavra...Somente a música consegue mexer com todos,independente de etnia, credo ou pensamento filosófico. É quase impossível encontrar quem odeie totalmente qualquer música, mesmo que seja uma cantiga de ninar...Pois é na música que Inconsciente e Consciente se juntam para dançar. É na música que manifestamos os sentimentos, e é na música que nos transformamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário