quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O Kroui - dia 22

Esperamos dos céus aquilo que devemos conquistar no fio da espada. è assim que deveríamos encarar o destino, mas é assim que fugimos dele. É assim que sinto quando as pessoas culpam o destino pelos seus infortúnios ou pelo seu comportamento perante as situações da vida. Existe sim, um destino inevitável, o kroui céltico, o WYRD rúnico...mas muito desse destino é escrito com base nas nossas próprias decisões e escolhas. Nada acontece em nossas vidas pelo fato de estarmos sendo castigados ou premiados, e sim, pelo simples fato de colhermos o que plantamos.Talvez este pensamento seja fruto do pensamento renascentista da "fortuna", ou do pensamento medieval do anátema, do castigo divino. Só que poucos percebem a verdade neste destino.

Ao contrário do que alguns pensam, cada ato que fazemos desencadeia sim um acontecimento no futuro - o chamado efeito borboleta. Então, somos sim responsáveis pelos nossos atos, e pelas consequências deles. Afirmar que algo ocorre por castigo ou punição  - como algumas escolas iniciáticas colocam a visão do carma - chega a ser infantil. Sim, pois se algo acontece de foma contrária ao que estávamos esperando, é simplesmente pelo fato de termos feito uma escolha equivocada para aquela situação, ou a reação do mundo para aquela resposta ainda não ter sido favorável da maneira como havíamos pensado que iria ocorrer. A vida não nos torna estúpidos, ou os Deuses só nos mandam pessoas de má-índole, que é absoluta certeza de que irão nos trair...Somos nós que nos comportamos com estupidez diante dos fatos que a vida nos apresenta diariamente, e somos nós que ou fazemos as escolhas erradas, ou não sabemos lidar com os assuntos afetivos da maneira adequada. As respostas que o kroui nos dá como inevitáveis, são fruto de nossas escolhas, ou para aprendermos algo, ou para ensinarmos algo...

Inexiste no pensamento céltico o "carma punitivo", pois não há pecado no meio céltico. O que há é a questão do eterno aprendizado...aprender com as coisas da vida. Se sempre estamos sofrendo pelas mesmas coisas, é porque ainda não aprendemos a resposta correta para aquela "questão". Uma mudança de postura sempre gera uma mudança de respostas... Devemos quebrar os paradigmas para evoluir e aprender sempre. Temos de parar de culpar os Deuses pelos nossos atos, e começar a encara-los de frente. Temos de combater a nós mesmos, nossas fraquezas  medos e rancores, e não esperar que a colheita seja farta, sem ter plantado nenhum grão sequer. Temos de ser responsáveis por nós mesmos e nossas escolhas, e aprender a cada momento com elas. Só assim evoluiremos em direção a Gwenwed e em união ao Incriado em face ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário