domingo, 12 de fevereiro de 2012

Cotidiano - dia 19

Já foi falado que o druidismo não encontrou terreno fértil em solo brasileiro. Já ví um arquidruida exigir que o governo britânico devolvesse as pedras de stonehenge para o País de Gales, pois elas tinham vindo de lá. Já ouví uma druidesa falar que era proibido aos druidas comerem carne de porco, pois o javali era o animal da Deusa... Já ouvi coisas realmente absurdas quando se trata de druidismo, ditas por "grandes nomes" ou "druidas hierarquizados", e por conta disto, muitas vezes as pessoas se decepcionam e param sua jornada devido a estas e outras idiossincrasias do gênero. As pessoas muitas vezes esquecem-se de que por baixo de todos os títulos hierárquicos, debaixo do manto branco, encontra-se apenas um ser humano, com todos os defeitos e imperfeições inerentes a raça humana! Divinizam aqueles que estão ali para conduzir aos Deuses, como se estes também o fossem, e quando a verdade se mostra cruel diante de seus olhos, destruindo as ilusões ao primeiro sinal de falha humana, as pessoas perdem seu rumo!

O contrário também acontece, por sinal... Quantas vezes eu li as pessoas atacando X ou Y por este colocar no site de seus respectivos grupos que ele era um arquidruida, ou um grande druida, falando que estes se auto-intitulam coisas que não são!? Se esquecem que entre os celtas, a titulação de grande druida ou arquidruida, não era universal, e sim relativo a cada tribo ou região! E nos dias de hoje, temos inúmeras "tribos druídicas" espalhadas pelo mundo afora... Muitas com diferenças gritantes entre si, devida a diversidade cultural e de linhagem a ser seguida... Querer universalidade de titulação em um caso desses é exigir demais de uma cultura religiosa que nunca conseguiu uma unidade nem mesmo entre as tribos! Conheço muitos fundadores de grupos druídicos que são mais capacitados  do que muitos "grandes nomes" idolatrados por aí, mas por conta de "serem fundadores" de um grupo totalmente diferente destes grandes nomes, são marginalizados pelos demais. O povo esquece-se porém, que o conhecimento está ai, a séculos, disponível a todos... Esquecem que titulação é apenas para manter uma estrutura pro forma, não algo que deva ser cultuado como se a pessoa que ali estivesse se tornasse um Deus ao ser entronado arquidruida ou grande druida... É claro que a titulação traz poder e também responsabilidade, e muitos dos meus colegas que sofrem acusações de que se "auto-intitularam" por ego, trabalham constantemente para que o nome do druidismo seja mantido e divulgado, sem se importar se vão chamá-lo de engodo, de louco, de insano ou de "poço de ego", pois para eles, um dia eles deixarão de existir, mas o druidismo e a semente plantada por eles irá permanecer por gerações. O trabalho de cada um é diário, incessante... E lógico, passível de falhas e erros, pois não é uma obra divina, e sim algo feito por mãos humanas. 

Por isto, algo que se deve ter em mente nesta jornada.... Muitas vezes erramos, e não é por causa de um título hierárquico que não iremos mais errar... Muitas vezes teremos "auto-intitulações" que se mostram mais eficazes do que muitas entornações oriundas sabe-se lá de onde, pois muitas vezes estes que sofrem ofensas falando-se que ele está movido pelo ego, está mais disposto a lutar por um ideal do que aquele "grande nome" que haje de acordo com seus interesses, e que se as coisas não saem do jeito que querem, vão embora falando que "o solo é ruim, e a semente não crescerá"... Mas a jornada, esta é única e exclusivamente sua! A responsabilidade  sobre ela é de você, e de mais ninguém! Então pare de cultuar os que te guiam, pois não são eles que merecem teu culto! Ao invés disto, preste mais atenção ao teu interior, a Fonte de Inspiração que a todos nós assiste... Garanto que ela jamais lhe decepcionará!
AWEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário