domingo, 29 de janeiro de 2012

A Roda do Ano - dia 12

Roda do Norte, Roda do Sul, Roda mista, o que seguir?! Esta é a pergunta mais frequente de quem começa sua jornada no paganismo, seja no druidismo, seja na wicca ou na Asatrú. E cada defensor de cada linha tem sua teoria para justificar a escolha... Algumas, muito boas, outras, falíveis... Mas em todos os casos, teorias que justificam uma escolha em detrimento de outra. E não importa qual seja a sua escolha, contanto que seja bem fundamentada como um Castelo fixado na rocha, e não como uma casa de palha feita na areia. Por isto, nesta postagem, me procurarei em fundamentar a minha escolha... E não colocar em questão outras formas de se ver a Roda do Ano, pois aprendi nestes anos todos que não importa o seu posicionamento acerca deste assunto, pois você sempre estará errado para uns, e certo para outros!

A minha justificativa para a maneira como eu sigo a roda do ano começa em uma nova análise da Cruz Druídica, mais precisamente, no Circulo de Abred. Este círculo é composto de 8 círculos, um ao lado do outro, sendo 4 deles fixos nas hastes da cruz, e os outros 4 colocados nas vértices de cada ângulo formado pelas hastes. estas 4 esferas móveis, como assim eu as chamo, forma nas hastes uma "dupla swastica" (por favor, não confundam com a do nazismo, pois uma não tem nada a ver com a outra), que gira em ambos os sentidos - horário e anti-horário.


Só isto já bastaria para justificar qualquer visão da Roda do ano - Norte ou Sul, não importa, pois a Cruz Druídica aceita ambas! Mas vamos adiante... como eu disse, existem 4 esferas móveis e 4 fixas na Cruz Druídica... As moveis, na minha visão, por não estarem fixas a haste principal, se adaptam de acordo com a região, ao contrário das Esferas fixas. Se colocarmos na visão dos que seguem uma roda mista, as móveis seriam os Solstícios e Equinócios, ou as Festas da Luz, e as fixas seriam as Festas do fogo, conhecidos como Belaine, Lughnasadh, Shamain e Imbolc. Por que "festas da Luz e Festas do Fogo? Festas da Luz, como prefiro classificar os solstícios e equinócios, por conta do nome que eles carregam para o druidismo - Alban Arthuan, ou Luz do Urso (Solstício de Inverno), Alban Eilir, a Luz da Terra (Equinócio da Primavera), Alban Heruin, a Luz da Margem (Solstício de Verão), e Alban Elved, a Luz da Água (Equinócio de Outono) - muito provavelmente receberam este nome por serem realizados durante a Luz do Dia - exceto Alban Arthuan, que é o único feito a noite. Já as Festas do Fogo, ou Festivais das Fogueiras, talvez tivessem este nome por serem celebrados durante a Noite, diante de fogueiras - exceto Lughnasadh, celebrado durante a Luz do dia. Os Solstícios e Equinócios se adaptam ao hemisfério que estamos, pois é um tanto complicado celebrar o solstício de verão em pleno inverno, e vice-versa. Já as Festas do Fogo, a história é bem outra...

Esta representação da cruz druídica contem alguns erros, mas dá uma boa noção do que se trata

As Festas do Fogo tinham suas datas fixadas por observação astronômica, igual a dos Solstícios e Equinócios (sim, os druidas eram profundos conhecedores de astronomia primitiva - o que inclui um pouco do que viria a ser a astrologia como a conhecemos). e estas datas coincidiam com certos "períodos astrológicos" (mesmo que os druidas não denominassem cada signo como nós o fazemos hoje, é muita coincidência certas datas caírem sobre a influência de certos signos) , como exemplo, Beltaine, a festa da Fertilidade, é comemorada aos 15° do signo de Taurus, cujo simbolismo e a fertilização da terra, da natureza. Shamain, a Festa onde se entrava em contato com o "Outro Mundo", o "mundo dos Mortos", tem sua data fixada por volta do 15° do signo de Scorpion, cujo significado é justamente o oculto, o mistério, o contato com o "O Outro Mundo". Lughnasadh então, talvez seja o mais emblemático dos quatro, por ser uma festa de comemoração ao Sol, e ser comemorada no 15° do signo de Leo, signo regido justamente pelo Sol. E aí, meus caros, a coisa se complica - ao menos para mim. Como celebrar a fertilidade em um período cuja influência é a de "contato com o outro mundo", ou celebrar o Sol em um período que não é regido pelo Sol? Alguns vão falar que é possível... mas a minha "visão de mundo" me diz que não dá, ao menos para mim, por conta de tudo isto! Daí vão falar... Mas como duas rodas? E digo, se está representado na cruz druídica, pode sim ser bem possível!

Onde quero chegar? Simples! A visão que lhe envolve sobre a Roda do Ano é somente sua, somente verdadeira para você! E pouco importa se outros acham que a "tua Roda do Ano" é confusa, pois pode ser que ela seja teorizada em demasia para os demais. O que importa é que, para você, as teorias sobre a tua versão da Roda do Ano sejam embasadas e válidas, pois aceitas uma roda "porque é assim, e pronto" denota pouco estudo sobre a tua fé. Deixo vocês com este pensamento, e até o próximo dia!

AWEN


Nenhum comentário:

Postar um comentário