quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Deuses e Espíritos da Natureza - dia 08

Monoteísta, panteísta, politeísta... Qual o Druidismo segue? Esta discussão que permeou alguns dos grandes debates que ocorreram na saudosa e extinta Ordem Druídica do Brasil, também faz parte das temáticas envolvendo as diversas denominações do Druidismo, conforme já disse no dia anterior. Os seguidores do Meso-druidismo geralmente são "monoteístas", enquanto os Neo-druidas e Reconstrucionistas Celtas já são Politeístas ou Panteístas. Devo confessar que, por mais que eu seja partidário do meso-druidismo, para mim torna-se impossível aceitar um Monoteísmo Druídico, pois os festivais sazonais eram feitos em honra principalmente aos Deuses, e não só ao Incriado (um exemplo? O Ritual de Lughnassadh, ou "As Bodas de Lugh"). Mas também não posso dizer que sejamos um Politeísmo simples... Pois aceitamos que na Natureza tudo é sagrado e divinizado. Todos os Deuses são parte de uma Grande Linhagem... E por que não, dizer que Todos os Deuses tenham surgido da mesma matéria primordial que gerou o Universo? Acredito sim em um Politeísmo Panteísta, ou um Panteísmo Politeísta, como assim preferirem. Prefiro acreditar nesta "Ordem Hierárquica dos Deuses", a tentar aceitar um "Monoteísmo Politeísta", como ocorre em outros grupos...

Ao seguir um Panteísmo, aceito que tudo tem uma parcela divina, e em tudo tem uma essência da Divindade. è por isto que, ao entrar em um local sagrado, presta-se reverências aos "Espíritos do local"... Católicos fazem isto inconscientemente, ao entrar em uma igreja e fazer a saudação da genuflexão... Por que não fazer ao entrar em uma mata, em uma floresta, em um bosque ou mesmo no nemeton do lar (digo a saudação, e não a genuflexão!)? Ao olhar muitos rituais de outros grupos, vejo isto ser feito das diversas formas... Seja na Invocação dos Espíritos Beneficentes e Almas Druídicas, Seja na Invocação dos Guardiães dos Quadrantes (sim, é comum principalmente no Druidismo Matriarcal, ao contrário dos que pensam que é "coisa de wiccano"), seja na Saudação dos "Espíritos Forasteiros"... Apesar de não concordar com o termo, pois ao entrarmos em uma Floresta, o "forasteiro" é a gente, e não os Espíritos Guardiães do local!


Os Saxões (e quem estuda dendroterapia magnética, como muitos druidas), preferem chamar estas "Entidades" Guardiãs da natureza local de "Deuses do Local"... É a eles quem prestamos as primeiras homenagens ao entrar no Bosque para fazermos nossos rituais, ou até mesmo para meditarmos, ou nos divertirmos... Ou acham que os druidas não vão em uma cachoeira ou praia para se divertir também? E por que são a Eles nossas primeiras homenagens? Porque é a Eles a quem pedimos a permissão para estar naquele local! Eles são os "donos da casa", e até pela virtude da Hospitalidade, somente seremos bem vindos na casa alheira, se anunciarmos nossa visita, nossas intensões, e pedirmos a permissão para estar ali! Ninguém vai na casa dos outros sem avisar, abre a porta da sala sem pedir licença, entra e usufrui do conforto daquele lar sem pedir autorização. Assim também é no nosso caso com relação aos ambientes naturais, pois ali não é a nossa propriedade, a nossa casa. Ali é o lar de inúmeras espécies de Irmãos e Irmãs dos reinos animal e vegetal. É o local de manifestação e energização de inúmeros elementais (diz as lendas que as fadas se reenergizam nas florestas de coníferas e de pinheiros, inclusive), e é o local onde estes "Deuses da Natureza" , ou "Espíritos Guardiães" habitam!

No panteísmo, tudo É Deus, Tudo faz parte de Deus, tudo é manifestação do Sagrado... Respeitar os locais sagrados é honrar os Deuses. Este texto me fez remeter ao do dia 04, quando falei sobre locais sagrados... Manter o respeito por um local sagrado também é promover uma relação de confiança e amizade para com os Espíritos Guardiães e os Seres Elementais.. pois podem até achar que eles não estejam ali, mas eles existem, independente de sua crença neles! Respeitar para ser respeitado.... Um grande passo na grande Jornada druídica!

AWEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário