segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os Três Reinos - Dia 02

A Terra, o Mar e a Montanha, o que realmente simbolizam? Quais as lições que estas três simples palavras podem me trazer? Que segredos iniciáticos então nisto? Muitos irão falar que "nenhum, afinal, a terra é a terra, o mar é o mar e a montanha é a montanha". Mas para aqueles que aprenderam a enxergar na natureza um livro onde se pode aprender muito, se estiver com tempo suficiente para lê-lo, estas três palavras significam muita coisa.

A terra, onde fixamos nossa morada, onde trabalhamos diuturnamente para colher a fartura da lavoura, onde desempenhamos os mais diversos ofícios para garantir nossa subsistência. Podemos dizer que é nosso corpo físico, com suas diversas funções e necessidades, pois é através dele que nos alimentamos, trabalhamos, realizamos as mais diferentes formas de ofício, construímos mecanismos que nos auxiliam nas inúmeras tarefas. É através do nosso corpo físico, no mundo físico, que podemos realizar nossa função de "ser social", de viver e construir uma sociedade, e de estipular e concretizar relações sociais, já que apesar de termos pensamentos individuais, vivemos em uma coletividade.

O mar, onde os celtas apontavam o "Outro Mundo", Tir na nÓg, o "reino de Avalon", ou que nome achar mais apropriado. O Reino onde se dirigiam os mortos e onde Heol - o Sol - se dirigia diariamente para "morrer" no poente. Seria o Reino Espiritual, onde os espíritos dos que antes de nós existiram, habitam, aguardando a roda das encarnações chamá-los novamente. Mas também é o campo ou o mundo emocional, tendo em vista que o mar nos causa fascínio, atração e medo ao mesmo tempo. O líquido amniótico que protege os filhos no ventre de suas mães, tem uma composição parecida com a água do mar, nos mostrando o carinho, a ternura e o amor materno no ato da proteção e da gestação, e que o caminho do fim também pode ser o caminho do início. A vida como a conhecemos surgiu do mar, e o espírito pós-mortem se dirige justamente para ele, no eterno ciclo de nascimento-morte-renascimento que rege as Leis da Natureza.

A Montanha, que para os gregos era "a morada dos Deuses", local onde o homem, através do esforço da escalada, encontrava como recompensa a proximidade com a Inspiração Pura do Incriado - o AWEN - e a elevação dos pensamentos mundanos, pois ao terminar uma escalada, jamais pensamos nas contas a pagar, no trabalho a entregar, somente pensamos no prazer de estar alí, vendo a bela paisagem. Podemos relacionar a montanha com a Alma, o Reino Anímico, a mônada ou centelha divina que encontra-se em cada um dos seres, e de onde provém o AWEN ou a Inspiração individual, fonte da verdadeira sabedoria, tendo em vista as palavras de Platão : "todo conhecimento é mero esquecimento", pois esquecemos sempre que a fonte verdadeira encontra-se neste reino, e não nos papéis. E com isto, podemos relacionar a montanha com o "reino mental", o "Mundo das Ideias" platônico, ou com o Kether da cabala judaica. O reino de onde provém todas as idéias e  as manifestações do Incriado. E como a montanha é ligada a terra pela sua base, podemos dizer que a manifestação da mente, do pensamento, concretiza-se e se materializa no Plano físico, pois nada é criado sem que antes, tenha sido primeiramente pensado.

AWEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário