segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Oráculos - dia 20

Achei que estava faltando algo sobre os caminhos do Ovate, já que tudo o que foi falado referente a estes 30 dias druídicos acabou sendo mais voltado ao aspecto filosófico do druidismo, e consequentemente, mais voltado aos Bardos. Mas não vou ficar citando diferentes formas de oráculos utilizados pelos celtas (mesmo que eu queira fazê-lo, isto seria material para um livro, e não para uma matéria de blog!). Ao invés disto, prefiro ir a origem de todos os métodos oraculares, a essência encontrada em toda existência e que, sem ela, os sistemas oraculares, independente de qual for, seriam inúteis!

Estou falando da Intuição. Sem ela, nada em relação aos oráculos seria possível. Por quê?! Peguemos por exemplo o tarô, o mais conhecido meio oracular da humanidade. Um apanhado de gravuras que ocultam um significado em seus signos. Mas mesmo que estudemos a fundo, consigamos interpretar cada figura em seu aspecto singular, apenas estaremos interpretando os ensinamentos iniciáticos deste mecanismo, e não seu aspecto oracular. Para  chegarmos a parte oracular, não basta saber o significado oculto e iniciático de cada arcano, pois muitas vezes este conhecimento somente irá confundir o leitor do oráculo, o vidente. Cabe acima de tudo desconstruir o intelecto e as informações pré-concebidas de estudos anteriores, e partir para a intuição pura e simples... "Sei que o arcano x significa y, mas o que isto significa em uma situação z?", é esta a questão a ser levantada pelo vidente em toda consulta, e não só no tarô, mas em todos os métodos oraculares. 

Os métodos são apenas instrumento, uma ferramenta de auxílio para que o vidente possa entrar em contato com os aspectos mais sutis de sua intuição, e através dela, buscar os presságios que são solicitados. É por isto que há momentos em que "o oráculo não abre", pois o vidente em questão não consegue entrar em contato com sua intuição para atingir o significado daquele presságio. Isto é ruim? Depende da situação... Pode ser que a pessoa para qual estava destinada o presságio simplesmente não queira ouvir a resposta, e isto é mais comum do que se imagina! Jamais queremos ouvir que fulano não nos ama, ou que está sendo traído, etc. Muitas vezes, a resposta é tão dura, que a pessoa não está preparada para ouvir, e isto com certeza atrapalha todo o processo de vidência, já que lidamos com a intuição, e a ela é difícil de enganar... Sabemos de antemão quando a pessoa não está disposta a ouvir os conselhos do oráculo (sim, pois antes de ser uma mera adivinhação do futuro, é acima de tudo um aconselhamento sobre o que se deve ou não fazer), e isto, mesmo sendo oriundo de nosso inconsciente, bloqueia nossos canais de contato com a nossa fonte intuitiva.

O que fazer em uma situação dessas!? Nada! Apenas continuar estudando os mistérios de cada sistema oracular, e aliar a isto a um exercício diário de fortalecimento de sua intuição... Mas sempre sabendo, porém, que um dia nenhum contato conseguirá ser feito. E sabendo disto, tentar conhecer os motivos pelo qual as portas da intuição estavam fechadas naquele momento, para aprender com a intuição esta lição básica.

AWEN 

Um comentário: