terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Denominações - dia 07

Ontem, em uma conversa com meu "colega de floresta' (sim, pois além de sermos druidas, estamos escrevendo nesta jornada dos 30 dias) o Druida do Vento, e este assunto novamente veio à tona... Existem muitas definições de como exercer o druidismo nos dias de hoje, tantas que acabam brigando entre si para definir qual é a correta, qual é a verdadeira. E como já no meu "dia 0"  deixei claro que a minha abordagem seria mais voltada para o Meso-druidismo do que o Neo-druidismo ou o Reconstrucionismo Celta, acabei me vendo obrigado a explicar para os demais um pouco sobre estas "denominações"... e o por quê sou favorável a acabar com os rótulos e deixar o rio fluir...

Comecemos pelo Meso-druidismo... Ele só já apresenta duas divisões em si mesma: O Druidismo Matriarcal, e o Druidismo Patriarcal ou Patrifocal. Ambas reivindicam para si a ancestralidade do druidismo primitivo, mas tem sua base doutrinaria em textos de Iolo Morgawng, e o "fator histórico" que ocasionou este cisma foi a Guerra do Visco, promovida pelo druida Gwydyon ( ou RAMA, caso sua fonte seja o Ramayana). Tanto que para o Druidismo Matriarcal, estaríamos para lá do ano 6500, enquanto no Druidismo Patriarcal ou Patrifocal, apenas estamos por volta do ano 4600. Aqui no Brasil, existem representantes dessas linhagens, mas isto deixarei para um outro tópico. Ambas tem um foco mais esotérico e ocultista, e bem voltado para a linha mágica... Mas como eu já disse, em ambas (ao menos nas duas ordens que tive o contato) o fator "eu sou verdadeiro, você não" é muito forte.

O Meso-druidismo, por sua vez, não "vê com bons olhos" o Neo-druidismo (e a recíproca também é verdadeira, pelo que percebi em alguns textos). O Meso, por achar que o Neo é um "engodo" ou um "placebo" de druidismo, que só serve para tirar as pessoas do caminho certo (em alguns poucos casos, até pode ser verdade... É no Neo-druidismo que eu vi aberrações como "cursos de introdução druídica" por valores absurdamente caros e por períodos de  um ano no máximo... Mas vi muitos projetos interessantes no Neo-druidismo, de ensino livre de "mensalidades" que acabam afastando os buscadores da senda, e deixando os "abastados financeiramente" e que querem pouco esforço, dominando este "comércio do ensinamento". Nada contra a cobrança para a confecções de materiais...mas nem todos tem o acesso financeiro para isto!). E  por parte do Neo-druidismo, o simples fato de o Meso-druidismo se embasar no Barddas de Iolo Morgawng, entre outros textos, como o Ossian, e estes textos serem considerados fraudulentos por parte dos historiadores. Bem...não entrarei no mérito da questão, mas não estaríamos discutindo druidismo nos dias de hoje se não fossem estes textos. O Neo-druidismo tem uma visão mais "liberal" do ensinamento druídico, tanto é que existem grupos cujo foco é mais cultural, outros, mais mágico, e outros, as duas coisas!

Correndo por fora desta "contenda", ainda temos o "Druidismo Gwyddonaid", que todos chamam de Wicca Gwyddonaid, por conta de uma tradição wiccana de mesmo nome, que surgiu do seio dessa tradição druídica; e o Reconstrucionismo Celta, em suas diferentes vertentes (ibérica, celtibérica, gaulesa, irlandesa, entre outras), com uma abordagem mais "acadêmica" sobre o celticismo.As postagens do Endovelicon e do Bard Kunvelin são nesta linha do Reconstrucionismo celta.

E ao final deste texto, o leitor pode se perguntar... Qual a verdadeira?!Onde está a verdadeira fonte de conhecimento druídico?! A minha resposta... Nenhuma delas é verdadeira e todas o são! Qualquer linha que diga "eu sou a verdade sobre o druidismo" ou " o único druidismo existente de verdade sou eu" está mentindo... Mentindo inclusive para si mesma, pois a verdade é um prisma multifacetado, onde observá-lo por completo é uma tarefa impossível... Mas todas o são, pois enxergam detalhes sobre o druidismo que será impossível para a outra linha enxergar, simplesmente porque cada linha tem apenas UMA visão do grande prisma que é o druidismo... Eu sigo uma linha voltada para o meso-druidismo, mas jamais esqueço desta máxima, e sempre dialogo, tento aprender, com as demais linhagens... Assim, posso não obter toda a verdade, mas chegarei próximo dela!

AWEN

2 comentários:

  1. É difícil, a expansão sempre causa a degenaração e a renovação. As vezes achamos alguma luz, nos Os Grandes Iniciados tem coisasmuito interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Aguarde a postagem sobre História...ai sim as coisas se elucidam (ou não!)

    ResponderExcluir